Duas grandes apreensões de drogas marcaram a noite de quarta-feira (28) nas rodovias federais de Santa Catarina. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) retirou de circulação cerca de 640 quilos de entorpecentes em ações que envolveram troca de informações, perseguições a pé e até mordida de cachorro durante a fuga de um dos criminosos.
Ação em Biguaçu flagra mais de 400 quilos de cocaína paraguaia
Em Biguaçu, uma operação baseada na troca de informações entre PRFs em outros estados levou à interceptação de uma caminhonete com placas de Belo Horizonte (MG). O veículo, que trafegava pela BR-101, foi abordado nas proximidades de uma empresa de logística, estacionado ao lado de um furgão, emplacado em Biguaçu.
Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista da caminhonete tentou fugir a pé. Ele foi perseguido pelos policiais e capturado quando tentava se esconder em uma área alagada de vegetação. O condutor do furgão foi contido antes que pudesse reagir.
Na caçamba da caminhonete, os agentes encontraram diversas caixas de papelão, contendo centenas de tabletes cuidadosamente embalados. Ao todo, foram contabilizados 431 quilos de cocaína, que haviam saído do Paraguai e seriam levados, segundo os criminosos, até Criciúma.
Os presos, de 38 anos e 39 anos, foram apresentados à Polícia Civil de São José, juntamente com os veículos e a carga apreendidos.
Perseguição termina com mordida de pitbull e apreensão de 209 kg de maconha
Poucas horas antes, outra ação mobilizou a PRF, desta vez em Barra Velha, no litoral norte. Um carro com placas de Curitiba (PR) desobedeceu ordem de parada na BR-101 e iniciou fuga por vias marginais e ruas da cidade.
Na tentativa de escapar, o motorista dirigiu na contramão, colocou pedestres em risco, perdeu o controle do veículo, colidiu com outro automóvel e abandonou o carro para continuar a fuga a pé.
Durante a perseguição, o criminoso pulou um muro e foi mordido por um cão pitbull que guardava uma casa. Mesmo ferido, seguiu em fuga, pulou outro muro, mas acabou cercado e contido pela equipe da PRF.
No interior do carro, foram encontrados 209 quilos de maconha, divididos em grandes pacotes. Além da droga, os agentes constataram que o veículo utilizava placas falsas e apresentava sinais de adulteração.
O criminoso, de 20 anos, natural de Tubarão, confessou que havia embarcado a carga em Guarapuava (PR) e a entregaria em Florianópolis, mediante pagamento. Ele foi encaminhado à Polícia Civil de Itajaí e responderá por tráfico de drogas, adulteração de veículo e resistência à prisão.