As mãos habilidosas das artesãs biguaçuenses dão forma a grandes oportunidades e conquistas, reconhecidas para além dos limites do município. Em um momento de troca de experiências e saberes, os grupos organizados locais apresentaram os seus trabalhos e resultados alcançados, também com o apoio da Prefeitura de Biguaçu e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a uma comitiva de Garopaba. A visita ocorreu na última quarta-feira (25).
O roteiro do intercâmbio cultural teve início na Praça Nereu Ramos, no bairro Centro, com visitação à Igreja Matriz e à Feira de Artesanatos, seguindo para a Associação das Fazendeiras, Amigas, Guerreiras e Otimistas (Afago), na comunidade Fazenda de Dentro, e encerrando na Associação Mulheres Mãos de Fada, na comunidade da Limeira.
Formados por 90 mulheres de comunidades pesqueiras e rurais, os sete coletivos produzem peças que valorizam a cultura do município e geram renda para as suas famílias. São diversos tipos de bordados, crivo, macramê, pintura em tecido, entre outros produtos, confeccionados manualmente e apresentados em feiras e eventos para comercialização.
Por meio de uma parceria sólida e produtiva, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura, e a Epagri atuam como suporte para as artesãs, proporcionando apoio técnico e organização operacional e social, fortalecendo a produção e as vendas dos artesanatos e assegurando meios de ganhos e desenvolvimento para todas as envolvidas.
Cilana Actéia Bertoncini, extensionista social da Epagri, destaca que “ao incentivar a produção artesanal entre mulheres rurais e pescadoras, contribuímos para o enaltecimento das expressões culturais, o desenvolvimento sustentável das comunidades e a promoção de igualdade de gênero, reforçando o papel estratégico dessas mulheres na construção de um futuro mais justo e solidário”.
Estiveram presentes no encontro, 27 garopabenses, além da coordenadora das atividades com os grupos de Garopaba, Roseane Rosa Pires. O vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza; o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Douglas Fernandes de Souza; e representantes da Epagri também participaram da reunião.