Em menos de cinco anos, o município de Biguaçu alcançou um marco significativo na oferta de assistência básica de Saúde: pulou de 57% para 100% da cobertura da Estratégia Saúde da Família.
O avanço - que corresponde a mais eficiência na prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância - é resultado de investimentos realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em estrutura física e organizacional da atenção primária nas unidades básicas de saúde (UBS).
Desde 2021, a rede municipal ganhou 16 novas equipes de Saúde da Família, passando de 20 para 36 equipes, essencialmente formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Outro importante passo para a otimização dos serviços foi a criação do cargo de coordenador de unidade básica de saúde, responsáveis pelo gerenciamento das atividades realizadas e acolhimento das demandas apresentadas pelos usuários.
O reforço do corpo profissional também tem relação com a abertura de três novas UBS, nas comunidades Praia João Rosa, Jardim Carandaí e Bom Viver, assim como da inauguração de uma sala de vacinas na unidade do bairro Tijuquinhas.
Ainda dentro das melhorias promovidas, atendendo a uma antiga solicitação das famílias que dependem da atenção primária no município, todas as unidades receberam toldos para proteger os pacientes do sol forte e da chuva, enquanto aguardam por atendimento.
Somando ainda mais a essas ações, foi realizada a implantação do horário estendido até as 22h nas UBS Marco Antônio, Fundos, Prado e Cachoeiras; e até as 19h nas UBS Jardim Janaína, Centro, Três Riachos e Vendaval; bem como a ampliação dos dias de atendimento médico e de enfermagem nas UBS Fazenda e Estiva.