Publicidade

Corpo de Bombeiros alerta turistas com foco em um Carnaval mais seguro

Foto: Diversidade do litoral catarinense pode representar riscos aos banhistas, especialmente aqueles que não estão familiarizados com o mar

Para que o Carnaval seja um período somente de festa e alegria, o Corpo de Bombeiros emitiu um importante alerta para os turistas que estão visitando o estado. Santa Catarina possui uma grande variedade de praias, que, além de encantarem pela beleza, apresentam características que podem representar riscos aos banhistas, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com o mar.

O estado está vivenciando um verão com recorde de turistas que vieram aproveitar as praias do estado, e neste período está em andamento a maior operação realizada pelo Corpo de Bombeiros: a Estação Verão.

O CBMSC está preparado para receber o público durante toda a temporada, com empenho de um grande efetivo. Em todo o estado, estão empenhados:

•    1.900 guarda-vidas civis
•    426 postos guarda-vidas ativados
•    163 embarcações
•    53 motoaquáticas
•    33 quadriciclos
•    145 viaturas
•    03 aeronaves

 

Recomendações para turistas
 

* Prefira praias com cobertura de guarda-vidas: Antes de entrar na água, verifique se há profissionais de salvamento e observe as sinalizações indicativas das condições do mar.

* Respeite as sinalizações de segurança: As bandeiras indicam as condições do mar: verde (seguro), amarelo (atenção) e vermelho (perigoso). Não entre na água quando a bandeira vermelha estiver hasteada.

* Não nade próximo a costões e áreas rochosas: Essas regiões podem apresentar correntes traiçoeiras e ondas inesperadas.

* Nunca entre no mar, rio ou cachoeira após consumir bebida alcoólica: A sensação de embriaguez pode causar uma falsa segurança. Até a menor onda pode derrubar um banhista embriagado, sendo o perfil mais comum entre as vítimas de afogamento.

* Consulte o aplicativo CBMSC Cidadão: O download é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Pelo celular, você pode consultar as bandeiras sinalizadas nas praias, os postos ativados, a presença de água-viva e até a balneabilidade das praias.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

Login

Esqueci minha senha